O medicamento veterinário Marbox 100 mg/ml solução injectável para bovinos e suínos apresenta risco de danos para saúde dos animais tratados por via intravenosa com risco de tromboembolismo. Por isso, a DGAV — Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária informa que por razões de precaução, determinou a recolha dos lotes 251AA e 253AF até ao nível do utilizador final.
Trata-se de uma recolha de Classe I e o prazo para a recolha é de 10 dias úteis. Apesar de, até ao momento, não terem sido reportados nenhuns casos de eventos adversos, nem recebidas nenhumas reclamações de qualidade.
A medida surge na sequência da confirmação de um resultado fora das especificações naqueles lotes, com o prazo de validade de 17 de Fevereiro de 2024, daquele medicamento veterinário. Foi realizada uma avaliação toxicológica pela Ceva Saúde Animal – Produtos Farmacêuticos e Imunológicos que indicou que a presença das partículas apresenta risco de danos para saúde dos animais tratados por via intravenosa com risco de tromboembolismo.
Deste modo, a DGAV e a Ceva solicitam que os médicos veterinários que tenham em seu poder embalagens destes lotes não as utilizem e que as mantenham segregadas e prontas para serem devolvidas ao seu fornecedor.
De qualquer modo, a DGAV recomenda aos médicos veterinários que notifiquem imediatamente quaisquer eventos adversos que possam ter sido observados após a utilização dos lotes acima designados deste medicamento veterinário ao Sistema Nacional de Farmacovigilância Veterinária (SNFV) (farmacovigilancia.vet@dgav.pt) ou à Ceva Saúde Animal – Produtos Farmacêuticos e Imunológicos (farmacovigilanciapt@ceva.com).
Caso tenha alguma dúvida ou preocupação sobre este assunto, por favor contacte a Ceva através do telefone (+351) 214 228 400 ou do endereço electrónico cevaportugal@ceva.com.
Agricultura e Mar Actual