Início / Agenda / Ria a Gosto – Festival de Marisco da Costa Nova arranca a 2 de Agosto

Ria a Gosto – Festival de Marisco da Costa Nova arranca a 2 de Agosto

A décima segunda edição do Ria a Gosto” – Festival de Marisco da Costa Nova decorrerá entre os dias 2 a 5 de Agosto, no relvado da Costa Nova. Uma organização conjunta entre o Illiabum Clube e a Câmara Municipal de Ílhavo.

O Festival de Marisco tem como principal objectivo divulgar o marisco e todos os produtos da Ria, bem como as comunidades piscatórias que dinamizam as actividades de captura do marisco, numa aposta de promoção dos produtos Ria de Aveiro e de dinamização da economia local, tendo o Relvado da Costa Nova como palco e os típicos Palheiros como cenário.

Controlar o “mau colesterol”

Segundo a autarquia de Ílhavo, o marisco ajuda a controlar o “mau colesterol”, contém apenas gorduras insaturadas e é rico em vitaminas e minerais. “Acha difícil acreditar que estes fantásticos sabores do Marisco da Ria de Aveiro e da costa portuguesa lhe fazem muito bem à saúde e, ainda por cima, ao espírito? (…) O que espera para vir à próxima edição?”, refere fonte da Câmara.

Actividade de relevo da Ria de Aveiro

A comercialização, apanha e cultivo de bivalves e captura de marisco é uma das mais relevantes actividades económicas das comunidades piscatórias da Ria de Aveiro.

No Município de Ílhavo, para além do consumo efectuado nos restaurantes locais, em especial nas praias da Costa Nova e da Barra, existe ainda um equipamento vocacionado para a sua comercialização – o Mercado do Peixe da Costa Nova, que emprega familiares dos pescadores e que está adaptado à venda do marisco já confeccionado.

Conheça aqui algumas receitas locais e aqui todos os produtos âncora da Ria de Aveiro

Horário

  • Quinta – 2 de Agosto – 20h00~23h00
  • Sexta – 3 de Agosto – 12h30~15h00 – 20h00~23h00
  • Sábado – 4 de Agosto – 12h30~15h00 – 20h00~23h00
  • Domingo – 5 de Agosto – 12h30~15h00

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Projecto TrunkBioCode apresenta ferramentas de diagnóstico das doenças do lenho da videira

Partilhar              O projecto TrunkBioCode, liderado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), é tema do …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.