Início / Featured / Resgatados seis tripulantes do veleiro VL Boat

Resgatados seis tripulantes do veleiro VL Boat

O Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), em articulação com o Capitão de Porto de Sines, a Força Aérea Portuguesa (FAP) e o INEM – Centro de Orientação de Doentes Urgentes no Mar (CODU-Mar), coordenou durante a tarde de ontem, 20 de Agosto, uma operação de evacuação de seis tripulantes, de nacionalidade portuguesa, com idades compreendidas entre os 16 e os 51 anos. O veleiro encontrava-se à deriva, sem leme, a cerca de 32 milhas náuticas a Sul de Sines.

Segundo um comunicado da marinha, o alerta foi dado pelas 15h17, via VHF, pelos tripulantes da embarcação, reportando que estariam em dificuldades, pois tinham perdido o governo da mesma e estavam sem capacidade de navegação, necessitando de auxílio. O CODU-MAR efectuou uma avaliação médica dos jovens que se encontravam a bordo, apresentando sinais de desidratação e um adulto com queixas de possível cólica renal.

Foram empenhados no salvamento o NRP Dragão e a lancha da Polícia Marítima Fronteira. Na chegada destes meios ao local, às 17h15, “as condições de mar eram bastante adversas, impossibilitando assim o apoio à embarcação e o resgate dos tripulantes com estes meios, após diversas tentativas efectuadas. Pelo que, foi empenhado um helicóptero da FAP – EH-101, para efectuar o resgate dos tripulantes, tendo aterrado em Lisboa pelas 00h40, posteriormente foram transportados pelo INEM para o Hospital de Santa Maria, em situação estável”, adianta a Marinha.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

MSP-OR vence Atlantic Project Awards 2024 na categoria Oceanos Saudáveis e Zonas Costeiras Resilientes

Partilhar              O projecto europeu MSP-OR “Advacing Maritime Spatial Planning in the Outermost Regions”, coordenado pela vice-presidência …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.