Início / Empresas / REN distinguida por redução de emissões de metano pelo quarto ano consecutivo

REN distinguida por redução de emissões de metano pelo quarto ano consecutivo

A REN – Redes Energéticas Nacionais, através da REN Gasodutos, REN Armazenagem e REN Atlântico, foi distinguida com o “Gold Standard Reporting”, o prémio mais elevado atribuído pela “Oil and Gas Methane Partnership” (OGMP 2.0) a empresas pelo seu compromisso e actuação na redução das emissões de metano. A OGMP 2.0 é encabeçada pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP), em parceria com a Comissão Europeia, o Governo do Reino Unido, o Fundo de Defesa Ambiental e as principais empresas de Oil and Gas.

Este é o quarto ano consecutivo em que a REN é distinguida com o prémio máximo, sendo que em 2024 este premeia apenas as empresas que reportam as suas emissões no nível mais alto de qualidade de dados, apresentando para o efeito programas de excelência para a quantificação e redução de emissões de metano. Na iniciativa participam 140 empresas de todo o mundo, sendo que apenas 11% conseguiram este feito, avança uma nota de imprensa da empresa.

A OGMP 2.0 tem como objectivo a redução das emissões de metano e apoia a criação de um sistema de monitorização, relatório e verificação, para detectar e quantificar com maior precisão as emissões por parte dos operadores do sector. Os relatórios anuais desta iniciativa, considerados os mais exigentes internacionalmente, exigem que as empresas reportem as suas emissões de todas as fontes de activos ao longo da cadeia de valor.

A REN assumiu, na apresentação do seu Plano Estratégico 2024-2027, o objectivo de reduzir as emissões de âmbito 1 e 2 em 60% até 2030 (em comparação com 2019), reduzir as emissões de metano em 30% até 2030 (em comparação com 2023), e atingir a neutralidade carbónica em 2040, dez anos antes do definido pela União Europeia. A empresa continuará a promover, apoiar e desenvolver ações e projetos em linha com os objetivos identificados como prioritários e alinhados com a estratégia de sustentabilidade da REN.

A REN Atlântico é a empresa responsável pelo Terminal de Gás Natural Liquefeito (GNL) de Sines, e a REN Gasodutos é a entidade responsável pela operação da Rede Nacional de Transporte de Gás. A atividade de armazenamento subterrâneo de gás, exercida em regime de concessão de serviço público, está atribuída à REN Armazenagem.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Governo dos Açores reforça ligações marítimas comerciais interilhas para fortalecer mercado interno

Partilhar              A secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infra-estruturas, Berta Cabral, acaba de assinar, com os …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.