A Câmara Municipal de Alfândega da Fé anuncia que foi assinado, dia 28 de Março, o auto de consignação das obras de requalificação do circuito hidráulico da barragem da Esteveínha. Um investimento de cerca de 1,2 milhões de euros que arranca ainda em Abril.
Aquele investimento vai permitir a requalificação das condutas de água que abastecem a barragem e permitem regar os mais de 270 hectares de terrenos inseridos nesta área de regadio.
O projecto, da responsabilidade da DGADR — Direcção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, está inserido no Programa Nacional de Regadios e será financiado a 100% pelo PDR 2020.
Requalificação integral das condutas
A intervenção vai incidir sobre a requalificação integral das condutas de abastecimento da bacia da Esteveínha, permitindo melhorar a condução da água para a barragem e um maior aproveitamento dos recursos hídricos. Vão também ser instalados contadores nos pontos de rega de formar a evitar desperdícios de água e melhorar a eficiência e gestão do regadio.
A sessão de assinatura do auto de consignação teve lugar no Salão Nobre da Câmara Municipal de Alfândega da Fé e contou com a presença de representantes da DGADR, da Associação de Beneficiários de Alfândega da Fé, do Executivo Municipal e da empresa responsável pela obra.
Agricultura e Mar Actual