O webinar sobre “Rega simplificada do olival intensivo” realiza-se no próximo dia 28 de Junho, a partir das 18 horas. Trata-se de uma iniciativa com organização do Instituto Politécnico de Portalegre e do MED – Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento, da Universidade de Évora.
A sessão terá transmissão em directo na página de Facebook do projecto GescertOlive, aqui.
O webinar irá abordar questões relacionadas com orientações para a realização de uma rega do olival, de forma simplificada, com recurso a sensores de monitorização da humidade do solo, de forma permitir a definir as dotações e intervalos entre regas nos momentos-chave do ciclo da oliveira.
Os objectivos são o de reduzir custos, poupar água, aumentar a quantidade de azeitona e azeite por hectare.
GescertOlive
O projecto GescertOlive — Apoio à gestão de olivais e à certificação de material vegetativo de variedades de oliveira nacionais, é liderado pela Universidade de Évora, que tem como parceiro o Instituto Politécnico de Portalegre.
O GescertOlive tem como finalidade a disseminação de resultados de projectos de I&D, promovendo a transferência para o sector produtivo do conhecimento adquirido sobre propagação da oliveira e técnicas de condução sustentável de olivais, e, de igual modo, disponibilizando técnicas expeditas, fiáveis e económicas, de rastreabilidade varietal e sanitária das plantas e do azeite, para que possam ser utilizadas pelos produtores, viveiristas e serviços oficiais de certificação.
A operação tem como objectivo a validação e disseminação de conhecimento adquirido em projectos de I&D e divide-se em 3 actividades:
- Actividade 1. Técnicas culturais a aplicar em olivais intensivos de variedades nacionais
- Actividade 2. Novas técnicas de certificação sanitária e varietal de cultivares de oliveira
- Actividade 3. Produção de plantas in vitro e instalação de campo de material pré-base
Agricultura e Mar Actual