A ESRI Portugal — Sistemas e Informação Geográfica realiza o webinar “Portos de Nova Geração: A Transformação Digital dos Portos Portugueses”, em parceria com a APS — Administração dos Portos de Sines e do Algarve, esta quinta-feira, dia 17 de Junho. A participação é gratuita.
O evento enquadra-se nas Comemorações do Dia do Porto de Sines, que este ano assinala o 50.º aniversário da publicação do Decreto-Lei que definiu a criação do Gabinete da Área de Sines, entidade promotora do desenvolvimento do complexo portuário, industrial e logístico de Sines.
“A necessidade de digitalização das organizações e o papel central da informação geográfica enquanto realidade inegável e fortemente acelerada pela crise pandémica mundial será um dos aspectos a discutir durante o evento, salientando ainda a necessidade de adaptação das empresas a esta dinâmica digital, sob pena de perderem competitividade”, realça a organização do encontro.
Reflexão sobre os desafios dos portos
O evento abrirá espaço a uma reflexão sobre os desafios que se colocam aos portos face à crescente digitalização do sector, visando impulsionar a transformação e melhoria dos processos ao longo de toda a cadeia logística, permitindo manter um alto nível de competitividade e eficiência.
O webinar contará com a participação da Administração dos Portos de Sines e do Algarve, contando ainda com três oradores internacionais, nomeadamente Michael Bergmann, sócio e consultor internacional na Bergmann-Marine e Carl Kavina, CEO do Porto de Flinders na Austrália. Ainda a destacar a participação de Alex Brandts, Digital Lead do Porto de Roterdão, maior porto Europeu no que diz respeito a índices de movimentação de carga, que apresentará o projeto que diz respeito ao seu Digital Twin e à importância da informação geográfica.
Recorde-se que o Porto de Sines tem desenvolvido um sistema de informação e identificação geográfica que permite, não só a gestão das áreas geográficas e de apoio ao ordenamento do porto, mas também a simulação de cenários no âmbito da monitorização de ambiente e segurança, integrando ainda o processo das operações marítimo-portuárias nos portos sob jurisdição da APS.
A inscrição no evento é gratuita, mas obrigatória, aqui.
Agricultura e Mar Actual