Início / Agricultura / Queimadas proibidas até 10 de Outubro. Governo prorroga período crítico de incêndios

Queimadas proibidas até 10 de Outubro. Governo prorroga período crítico de incêndios

O Governo decidiu prorrogar o período crítico de incêndios até ao próximo dia 10 de Outubro, no âmbito do Sistema de Defesa da Floresta Contra Incêndios. As queimas e queimadas continuam assim proibidas. O período crítico de incêndios terminava hoje. Mas as altas temperaturas previstas levaram Miguel Freitas a tomar a decisão.

O Despacho do Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Miguel Freitas, publicado hoje, 30 de Setembro, em Diário da República, assinala a previsão da “manutenção do risco de incêndio rural em níveis elevados, (…) Tendo em consideração as circunstâncias meteorológicas prováveis para os primeiros dez dias do mês de Outubro, de temperaturas com valores acima do que é o padrão para a época, uma baixa probabilidade de ocorrência de precipitação com uma previsão do nível de precipitação abaixo da média, com tendência para tempo seco e quente em todo o território nacional”.

Durante o período crítico de incêndios, nos espaços florestais ou agrícolas, é proibido:

• fumar, fazer lume ou fogueiras;

• fazer queimas ou queimadas;

• lançar foguetes e balões de mecha acesa;

• fumigar ou desinfestar apiários, salvo se os fumigadores estiverem equipados com dispositivos de retenção de faúlhas;

• fazer circular, ou utilizar, tractores, máquinas e veículos de transporte pesados que não possuam extintor, sistema de retenção de fagulhas ou faíscas e tapa chamas nos tubos de escape ou chaminés.

“Face às condições descritas, considera-se necessário continuar a adoptar as medidas e acções especiais de prevenção de incêndios florestais, que decorrem durante o período crítico, no âmbito do Sistema de Defesa da Floresta contra Incêndios”,explica um comunicado do Ministério da Agricultura.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Projecto TrunkBioCode apresenta ferramentas de diagnóstico das doenças do lenho da videira

Partilhar              O projecto TrunkBioCode, liderado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), é tema do …

2 comentários

  1. Gostei do comunicado por ter sido escrito anti-acordo ortográfico! Pode ser que os outros ministérios copiem a ideia!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.