O deputado regional do Partido Social Democrata dos Açores (PSD/Açores), Jaime Vieira, sublinhou hoje, 26 de Novembro, a “estratégia de diálogo” encetada pelo Governo da Coligação PSD/CDS/PPM nas Pescas na Região, abrindo caminho para a “sustentabilidade, rendimento, formação e investigação” com vista a catapultar o sector.
Jaime Vieira, que interveio no debate das propostas do Plano e Orçamento para 2025 (PO 2025), na Assembleia Legislativa, na Horta, apontou o dedo ao PS pelo “estado de abandono a que os governos socialistas votaram as Pescas na Região”, avança uma nota de imprensa do PSD/Açores.
O parlamentar social-democrata entende que as políticas públicas adoptadas pelo Governo da Coligação revelam “a importância que o sector das Pescas detém, enquanto área determinante na dinamização económica e social dos Açores”.
“Com estratégia, planeamento e diálogo com o sector, num trabalho em rede, ouvindo o sector e construído por este, o Governo deu início a um novo rumo”, salvaguardou.
O PO 2025, além de dar resposta às fragilidades do passado deixado pelo PS, aposta no futuro ao “garantir apoio e investimento” na Pesca – Turismo, “enquanto alternativa à pesca tradicional”.
Segundo Jaime Vieira, estão “acauteladas medidas que possam compensar a eventual redução de rendimento em algumas artes de Pesca” no que toca às áreas marinhas protegidas, assim como melhorar a respectiva fiscalização.
“Este Orçamento vai permitir pescar menos, protegendo os recursos, e ter mais rendimento. Sublinhe-se que o valor da pesca descarregada é mais elevado do que no passado”, finalizou.
Agricultura e Mar