A fileira agrícola tem novos cursos profissionais. Foi hoje publicado em Diário da República n.º 162/2015 o Despacho n.º 9485/2015 que cria os seguintes cursos de formação profissional na área da protecção animal: protecção de animais nos locais de criação; protecção dos frangos nos locais de criação; protecção de animais no transporte; protecção de animais no momento da occisão.
Os cursos têm como destinatários os agricultores detentores de explorações pecuárias e tratadores e os transportadores de animais, condutores e ajudantes de transporte.
Os cursos dirigem-se ainda a abegões, magarefes, operadores de linha de abate de aves e coelhos, pessoal responsável pelo abate de animais criados para produção de peles com pêlo e responsáveis pelo bem -estar animal na linha de abate.
As entidades formadoras, de natureza pública ou privada, que pretendam realizar os cursos de formação agora criados devem ser previamente certificadas como entidades formadoras pela Direcção Regional de Agricultura e Pescas ( DRAP) em que se localiza a sede da entidade formadora.
Agricultura e Mar Actual