O Centro de Interpretação e Promoção do Vinho Verde (CIPVV), sediado em Ponte de Lima, foi premiado no concurso Best Of Wine Tourism Awards 2018. Trata-se de um concurso internacional anual atribuído pela Rede Global de Grandes Vinhedos, que se destina a premiar a excelência e as melhores práticas em enoturismo em sete categorias diferentes.
Por deliberação do júri designado para a região do Douro, Porto e Vinhos Verdes, o Centro de Interpretação e Promoção do Vinho Verde foi vencedor na categoria Arte e Cultura, informa a autarquia de Ponte de Lima.
Quanto aos os vencedores das outras categorias, são eles, Carmo’s Boutique Hotel (Alojamento), Restaurante Cais da Villa (Restaurantes Vínicos), Casa do Rio – Quinta do Vallado (Arquitectura e Paisagem), Caves Calém (Experiências Inovadoras em Enoturismo), Cooltour Oporto (Serviços de Enoturismo) e Monverde Wine Experience Hotel (Práticas Sustentáveis de Enoturismo).
De entre estes vencedores, será ainda nomeado um vencedor Global, por deliberação do Júri Internacional dos prémios Best Of Wine Tourism que reunirá, no próximo mês de Novembro, em Valparaíso, no Chile, no âmbito da Assembleia Geral Anual da Great Wine Capitals Global Network.
Promover a investigação
A missão do Centro de Interpretação e Promoção do Vinho Verde é promover a investigação do lastro patrimonial de forma dinâmica, promovendo o vinho verde associado ao seu terroir como um produto de excelência. Os objectivos deste espaço passam por iniciar vários projectos de investigação no âmbito da história da região dos vinhos verdes; envolver produtores e demais agentes económicos na divulgação do vinho verde como produto único no Mundo e de grande qualidade; alcançar o público português e estrangeiro dando a conhecer a excelência do produto; e promover junto dos media o conhecimento da região e dos vinhos verdes, adianta a mesma fonte autárquica.
Agricultura e Mar Actual