Início / Featured / Projecto PESCAz promove acção de formação para qualificar pescadores dos Açores

Projecto PESCAz promove acção de formação para qualificar pescadores dos Açores

O projecto PESCAz – Pescarias Sustentáveis nos Açores, financiado pelo Governo Regional, promove hoje, 8 de Janeiro, uma acção de formação ‘online’ gratuita, que pretende dinamizar o intercâmbio de conhecimento entre cientistas e pescadores da Região e qualificar a comunidade piscatória do arquipélago.

A iniciativa, subordinada ao tema “Avaliação de Recursos Pesqueiros nos Açores”, pretende “ajudar a esclarecer conceitos importantes na ciência pesqueira, bem como contribuir para a construção do conhecimento dos pescadores na Região”, refere uma nota de imprensa do Executivo açoriano.

Esta acção de formação, promovida em parceria com a Federação das Pescas dos Açores (FPA) e Associação de Produtores de Espécies Demersais dos Açores (APEDA), está inserida no plano de actividades do PESCAz e contempla uma sequência de cinco vídeos curtos de comunicação de ciência dirigida aos pescadores da Região, com uma linguagem simples, didáctica e acessível.

Em desenvolvimento desde 2020, o projecto PESCAz é co-financiado pelo Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas (FEAMP), através do Governo Regional dos Açores, no âmbito do programa operacional MAR 2020 e tem como missão colaborar cientificamente para o desenvolvimento sustentável do sector, através de um processo de investigação participativa com a comunidade da pesca na Região.

A participação nos cinco vídeos permite receber ainda um brinde surpresa relativo a esta iniciativa, sendo que todas as actividades poderão ser seguidas pelas redes sociais. No Facebook, aqui.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Projecto TrunkBioCode apresenta ferramentas de diagnóstico das doenças do lenho da videira

Partilhar              O projecto TrunkBioCode, liderado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), é tema do …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.