O Programa de Sustentabilidade do Azeite do Alentejo (PSAA), liderado pela Olivum — Associação de Olivicultores e Lagares de Portugal em parceira com a Universidade de Évora, convidou um painel de key note speakers internacionais para marcarem presença no evento Sustainability4OliveOil, que se realiza no próximo dia 16 de Maio, no Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia (PACT), em Évora. A participação é gratuíta.
Com cerca de um ano de existência, o PSAA nasceu com o objectivo de consolidar e optimizar o desempenho do sector olivícola, que se encontra em pleno crescimento, reforçando o seu papel no ambiente, na economia, na sociedade e na cultura da região do Alentejo e de Portugal, refere uma nota de imprensa da Olivum.
Caracterizado pela constante partilha de conhecimento, o PSAA pretende continuar a promover debates multidisciplinares sobre a sustentabilidade do azeite e criar novas ideias para uma investigação inovadora. Para isso, convidou um conjunto de oradores especialistas em olivicultura e azeite que, com a sua expertise e perspectivas diferentes e complementares, reforçarão a capacidade do projecto em atingir o objectivo com o qual se comprometeu.
Com início pelas 9 horas, o evento Sustainability4OliveOil contará com dois distintos painéis. Ao longo da primeira sessão, orientada pela Professora Maria Raquel Lucas, coordenadora da equipa da Universidade de Évora, três key note speakers farão as suas intervenções.
A Professora Adele Finco, da Università Politecnica delle Marche (Itália), fará uma apresentação sobre sustentabilidade e competitividade da cadeia de valor do azeite virgem extra, contando, de seguida, com o Professor Davide Neri, também da Università Politecnica delle Marche, que abordará a arquitectura da oliveira e a poda em olivais modernos. Este painel será encerrado pelo Professor Francesco Montanari, especialista em direito agroalimentar e Director dos Assuntos Jurídicos e Regulamentares da Arcadia International.
A segunda sessão será de debate, moderado pelo jornalista Alexandre Brito, com os contributos da Professora Adele Finco (Università Politecnica delle Marche), Professor Davide Neri (Università Politecnica delle Marche), Giuseppe Colantoni (Agrónomo na UNIVPM e Consultor) e Luís Vaz Freire (Co-fundador e gestor da CERTIS – Controlo e Certificação).
As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias. Inscreva-se aqui.
Num contexto de crescimento singular e exponencial do sector olivícola da região, o Programa de Sustentabilidade do Azeite do Alentejo tem vido a ser desenvolvido na óptica de co-criação, envolvendo o conhecimento da academia e a sua partilha e validação com os agentes económicos e dirigentes associativos, realça a mesma nota.
Agricultura e Mar