O Programa do XIV Governo da Região Autónoma dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) propõe-se a estudar, em diálogo com a Federação Agrícola dos Açores e a indústria, a possibilidade de criar um fundo de garantia para os produtores de leite.
Fundo esse que “seria activado sempre que o preço do leite diminuísse mais do que o limite definido como de limiar mínimo de remuneração, sendo que em alturas em que os preços sejam superiores ao custo de produção acrescida de uma margem de lucro previamente definida, haveria o contributo a definir para este fundo”.
Por outro lado, o Governo Regional compromete-se a “manter a aposta na requalificação das explorações com especial destaque para a produção de leite e de carne em pastoreio, com recurso à excelência da produção forrageira de pastagens”.
E ainda a “continuar com o fim dos rateios no POSEI-Açores e no âmbito do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC), e a reposição dos valores das ajudas às zonas com condicionantes naturais ou específicas” assim como a “manter o apoio à sementeira de milho e sorgo promovendo a auto-suficiência alimentar da Região”.
O Governo PSD/CDS-PP/PPM quer ainda “continuar a requalificação do potencial agrícola para o agroturismo em quintas e pomares tradicionais dos Açores, onde a horticultura, a fruticultura, a floricultura e a apicultura se enquadrem na diversidade de ocupação dos solos” e
Pode ler o Programa do XIV Governo da Região Autónoma dos Açores aqui.
Agricultura e Mar