Os produtores de banana da Madeira receberam, no passado dia 28 de Abril, uma parte de lucros da empresa pública GESBA – Empresa de Gestão do Sector da Banana.
Conforme tinha sido prometido pelo Governo Regional da madeira, foram pagos na sexta-feira mais 2 cêntimos por quilo ao produtor de banana. Trata-se de um pagamento face ao valor comprado no ano anterior. Ao todo são cerca de 2.837 produtores de banana que receberam um valor total que ronda os 400 mil euros.
Pela gestão
Este pagamento, segundo o secretário Regional de Agricultura e Pescas, só foi possível devido “à excelente” gestão que é feita. “A GESBA, num trabalho de manutenção de preços e redução de custos, conseguiu passar de um período negativo do tempo das cooperativas para um período de resultados positivos, apesar dos investimentos realizados”, disse Humberto Vasconcelos adiantando que os investimentos no sector vão continuar, nomeadamente no Lugar de Baixo com um novo Centro de Investigação da Banana e numa nova infraestrutura em São Martinho.
No primeiro trimestre de 2017, a GESBA tinha processado mais de 3,2 milhões de quilos de banana. Em 2016 atingiu o recorde de produção com mais de 20 mil quilos de banana processada.
Agricultura e Mar Actual