A produção forrageira diminui em Agosto de 2019, segundo as previsões agrícolas do Instituto Nacional de Estatística (INE), em 31 de Agosto.
Como habitualmente, nesta época do ano os prados e pastagens de sequeiro estão completamente secos, sendo praticamente nula (e de reduzido valor nutritivo) a biomassa disponível nestas áreas, avança o INE no seu Boletim Mensal da Agricultura e Pescas – Setembro de 2019.
Globalmente a produção forrageira foi inferior ao habitual, com impacto negativo nas disponibilidades alimentares das explorações em regime extensivo, quer pela menor quantidade de matéria verde pastoreada directamente, quer pela diminuição das reservas constituídas de alimentos conservados (para serem consumidos nos períodos de maior carência alimentar).
Agosto quente
Quanto ao clima, o mês de Agosto caracterizou-se como quente em relação à temperatura do ar e normal em relação à precipitação.
Na primeira quinzena os valores de temperatura foram, em geral, inferiores à média, sendo que no período de 7 a 11 registaram-se valores inferiores ao percentil 10 (sobretudo na regiões Norte e Centro).
Na segunda quinzena os valores subiram para registos superiores à normal, sem que, e ao contrário do que sucedeu nos últimos três meses de Agosto, tivesse ocorrido qualquer situação de onda de calor.
Agricultura e Mar Actual