Início / Agricultura / Produção de azeite aumenta 80% na última campanha

Produção de azeite aumenta 80% na última campanha

A produção de azeite atingiu, em 2017, as 125 mil toneladas, um aumento de cerca de 80% em relação a 2016. As exportações registaram, no final de 2017, um valor global de 496 milhões de euros.

O anúncio foi feito hoje, 23 de Março, pelo secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Medeiros Vieira.

O governante, que reuniu esta manhã com olivicultores na Cooperativa de Valpaços, sublinhou o que considera ser um “desenvolvimento exemplar da olivicultura”, sector que na última década viu a produção quadruplicar e as exportações triplicarem.

Superavit de 150 milhões de euros

O secretário de Estado referiu “termos passado de uma situação deficitária no sector do azeite para um País exportador com um superavit de 150 milhões de euros”. Na última década, o crescimento do preço médio, por quilo, das exportações registou um aumento de 35%.

“Esta dinâmica teve um impacto significativo na valorização da produção olivícola e traduziu-se num aumento real dos rendimentos dos olivicultores, como ocorreu na região de Trás-os-Montes”, afirmou Luis Vieira.

E destacou o facto de a região ser a segunda maior produtora de azeite em Portugal, dispondo de “diferentes variedades regionais que permitem uma diferenciação da oferta de azeite, de reconhecida qualidade no mercado nacional e internacional”.

Investimento qualificado

Para o secretário de Estado, “esta performance notável deve-se ao investimento qualificado que tem vindo a ser feito em lagares de azeite de alta tecnologia, à expansão da área de olival de regadio e a uma aposta sustentada no conhecimento e nas novas tecnologias originando um azeite de qualidade diferenciada”.

Luís Vieira referiu querer “diversificar os destinos da exportação de azeite” e desafiou a produção a “explorar novas geografias e a continuar o percurso de investimento e inovação”.

“Assumimos o compromisso de continuar a trabalhar intensamente para abrir novos mercados e levar o azeite português a outros destinos, já que 80% das exportações de azeite têm como destino Espanha e Brasil”, acrescentou.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Projecto TrunkBioCode apresenta ferramentas de diagnóstico das doenças do lenho da videira

Partilhar              O projecto TrunkBioCode, liderado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), é tema do …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.