Os prados, pastagens e culturas forrageiras encontram-se em reinício de ciclo. A conjugação das precipitações ocorridas em meados do mês com as temperaturas amenas criou condições bastante favoráveis à germinação e crescimento das pastagens semeadas e espontâneas.
Segundo referem as previsões agrícolas do Instituto Nacional de Estatística (INE), em 31 de Outubro, como habitualmente, as áreas forrageiras ainda não oferecem condições suficientes para assegurarem as necessidades alimentares dos efectivos pecuários, havendo o recurso, em quantidades normais, a palhas, fenos e silagens armazenadas ou, em casos de sistemas de produção mais específicos, a rações industriais.
Outubro seco
O mês de Outubro caracterizou-se, em termos meteorológicos, como seco. O valor médio de precipitação foi de 70,4mm, correspondente a 72% da normal (1971-2000).
No final de Outubro, o teor de água no solo, em relação à capacidade de água utilizável pelas plantas, registou um aumento face ao final de Setembro, em particular nas regiões do litoral Norte e Centro e em muitos locais do Alentejo, apresentando valores superiores a 60%. De salientar a existência de valores inferiores a 20% em algumas zonas da região Nordeste do território.
Agricultura e Mar Actual