As sementeiras de milho de regadio iniciaram-se em meados de Abril e decorreram ao longo de todo o mês de Maio, sob boas condições de solo, dizem as previsões agrícolas do Instituto Nacional de Estatística (INE), em 31 de Maio.
A taxa de germinação foi boa e os primeiros milhos semeados encontram-se já joelheiros, com as searas a apresentarem um desenvolvimento normal para a época.
Milho cai 5%
Os técnicos do INE estimam que mais de ¾ da área prevista para ser semeada com esta cultura já se encontre instalada, estando em falta sobretudo as áreas em que ainda se procede ao corte/secagem das forragens para fenar. A área deverá ser inferior à da campanha anterior em 5%.
Arroz também com menos 5%
Também no arroz as sementeiras iniciaram-se na segunda quinzena de Abril sendo que no final de Maio já se encontravam praticamente concluídas.
A diminuição das áreas semeadas de arrozais na bacia hidrográfica do Sado foi significativa (superior a 10%, aproximadamente menos 900 hectares que na campanha anterior), o que deverá implicar uma redução de 5% no total da área instalada.
Agricultura e Mar Actual