As previsões agrícolas do Instituto Nacional de Estatística (INE), em 31 de Março, apontam para um aumento da produtividade de 10% no trigo mole e 5% no trigo duro, triticale e aveia, face a 2020, e para a manutenção do rendimento unitário do centeio em níveis significativamente acima da média do último quinquénio (+7%).
O Boletim Mensal da Agricultura e Pescas – Abril de 2021 do INE salienta que a campanha cerealífera, que tem decorrido com condições meteorológicas favoráveis, encontra-se com um ligeiro adiantamento face ao normal para a época.
Batata
Quanto à batata, e após os atrasos que se registaram nas plantações mais precoces (na maioria dos casos provocados pelo frio e chuva de Janeiro e Fevereiro), a instalação decorreu a bom ritmo ao longo do mês, estimando os técnicos do INE que se prolongue por Abril nas principais regiões produtoras. Prevê-se que a superfície plantada atinja os 20 mil hectares, semelhante à registada em 2020.
Março quente e muito seco
O mês de Março caracterizou-se, em termos meteorológicos, como quente e muito seco. A temperatura média do ar, 12,6º C, foi 0,7º C superior ao valor normal 1971-2000, com particular destaque para os últimos dias do mês, onde foram registados valores históricos de temperatura máxima e mínima em diversas estações meteorológicas.
Destaque ainda para a formação de geada nos dias 9, 23 e 24, em alguns locais do interior Norte e Centro. Quanto à precipitação, registou-se uma quantidade média de 15,3 mm, concentrada em apenas quatro dias (4, 5, 11 e 12) e correspondente a 25% do valor normal (61,2 mm).
No final de Março, e de acordo com o índice meteorológico de seca PDSI, voltou a surgir a classe de seca fraca (maioritariamente no Alentejo e Algarve), ocupando 18,1% do território continental (0,1% em finais de Fevereiro). O teor de água no solo, em relação à capacidade de água utilizável pelas plantas, baixou consideravelmente face ao final do mês anterior, com valores inferiores a 80% na generalidade das regiões, sendo que nalgumas zonas do Baixo Alentejo ocorreram valores inferiores a 40%.
Agricultura e Mar Actual