Início / Agricultura / Presidente da Confagri alerta: importações de vinho de mesa a granel de Espanha quase duplicam em 10 anos

Presidente da Confagri alerta: importações de vinho de mesa a granel de Espanha quase duplicam em 10 anos

O presidente da Confagri — Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e de Crédito Agrícola de Portugal, Idalino Leão, considera que “após mais de duas décadas de relativa estabilização, o sector do vinho enfrenta, hoje, uma conjuntura de mercado difícil, sobretudo em resultado da redução da procura nos mercados da Rússia, Ucrânia e países vizinhos. Situação esta que se exprime em stocks excedentários por toda a União Europeia”.

E realça que “no caso de Portugal, o desequilíbrio deve-se, essencialmente, a um aumento inusitado das importações de vinho de mesa a granel, proveniente de Espanha, que nos últimos 10 anos quase que duplicaram”.

As declarações são feitas em artigo de opinião para a 21ª edição do Millennium Agro News, dedicada às “Principais fileiras agrícolas em números”, onde Idalino Leão considera “da maior relevância a decisão já tomada de uma operação de destilação de crise para equilibrar o mercado a curto prazo e evitar a descida drástica do preço das uvas nesta campanha. Lamento, porém, que a verba afecta a tal medida tenha sido consideravelmente abaixo do que foi permitido pela Comissão Europeia e, como tal, insuficiente para o cumprimento do objectivo fundamental de limpar os excedentes”.

Pode ler a 21ª edição do Millennium Agro News aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Produtores de leite oferecem feno às explorações pecuárias atingidas pelos incêndios

Partilhar              A APROLEP-Associação dos Produtores de Leite de Portugal informa que vários dos seus associados ofereceram …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.