Início / Apoios e Oportunidades / Prémio Novo Banco Revelação 2017 já tem quatro finalistas seleccionados

Prémio Novo Banco Revelação 2017 já tem quatro finalistas seleccionados

Os finalistas da edição de 2017 do prémio Novo Banco Revelação já estão escolhidos. O júri, presidido por João Ribas, director-adjunto e Curador Sénior do Museu de Serralves e constituído por Andrea Lissoni, curador de vídeo e fotografia da Tate Modern, em Londres; Alessio Antoniolli, director da Gasworks & Triangle Network, Londres; Ricardo Nicolau, adjunto da direcção do Museu de Serralves e Filipa Loureiro, curadora do Museu de Serralves, decidiu por unanimidade seleccionar os projectos dos artistas Tiago Madaleno, Henrique Loja, Diogo Bolota e Ana Barata Martins como finalistas do prémio.

Será publicado em Julho um catálogo que apresenta o trabalho destes quatro finalistas que, para além de imagens que documentam os projectos, inclui ainda entrevistas aos artistas conduzidas por Ricardo Nicolau.

Ainda durante o mês de Julho, o júri reunirá pela segunda vez, agora com a presença dos quatro artistas seleccionados, para a apresentação dos projectos que pretendem desenvolver. Após esta reunião, o júri decidirá sobre o grande vencedor da edição de 2017 do prémio Novo Banco Revelação, a quem será atribuída uma bolsa de produção para que concretize o projecto pelo qual foi inicialmente seleccionado. Este projecto será apresentado numa exposição individual, a inaugurar em Outubro no Museu de Arte Contemporânea de Serralves.

O prémio Novo Banco Revelação é uma iniciativa do Novo Banco em parceria com a Fundação de Serralves, que já distinguiu 39 artistas e tem como objectivo incentivar a produção e criação artística de jovens talentos portugueses, até 30 anos, tendo por base uma lógica de divulgação, lançamento e apoio a todos os artistas que recorram ao meio da fotografia.

Os projectos seleccionados

Com o projecto Clepsidra, uma narrativa em forma de performance, Tiago Madaleno propõe-se reflectir acerca da relação entre a fotografia e a temporalidade invocando a presença do corpo no processo de produção das imagens. Recorrendo a uma instalação com diversos dispositivos que exploram o uso desviado do vocabulário fotográfico, o projecto questiona as condições de visibilidade da fotografia, nomeadamente os processos utilizados para a produzir e o recurso ao índice como ferramenta de trabalho.

Henrique Loja propõe-se apresentar um conjunto de chapas fotográficas impressas em grande formato, sob o título Aeroponic/Air Works, nas quais irá simular uma ficção, onde a película fotográfica se propaga como um aparelho de monitorização da qualidade do Ar. Neste projecto, o artista trabalha meticulosamente os processos de transposição da imagem entre os meios analógicos e digitais.

Diogo Bolota, com o projecto Relance, convoca o confronto entre objectos, questionando a função habitual destes e a estranheza que resulta da sua fusão com um outro. À semelhança de uma imagem fotográfica, que frequentemente traduz diferentes realidades, nesta junção de objectos criam-se novos sentidos, a partir de um contexto familiar, alterando-se a sua percepção através da criação de pasmo.

Ana Barata Martins trabalha essencialmente com filme ensaístico, fotografia, escultura e texto. Concorreu ao prémio com um projecto onde se propõe explorar os diferentes aspectos estéticos das tipologias do vernáculo arquitectónico contemporâneo português, procurando compreender os seus elementos, composição e influências.

Os quatro artistas finalistas ao Prémio deste ano utilizam o suporte fotográfico para o interrogar nos seus sentidos e possibilidades na arte contemporânea.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Projecto TrunkBioCode apresenta ferramentas de diagnóstico das doenças do lenho da videira

Partilhar              O projecto TrunkBioCode, liderado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), é tema do …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.