Início / Agricultura / Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional da CPLP reuniu em Brasília

Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional da CPLP reuniu em Brasília

A CAL – Câmara Agrícola Lusófona, participou, enquanto coordenador do Secretariado do Conselho do Mecanismo do Sector Privado do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional da CPLP (MSP-CONSAN-CPLP), na 2ª reunião extraordinária daquele organismo, entre os dias 6 e 8 de Junho, em Brasília.

O primeiro dia foi dedicado à realização da Cimeira Agronegócio CPLP onde estiveram presentes líderes de grandes empresas do agro-negócio brasileiro, diversos ministros, embaixadores, membros da FAO, dirigentes associativos e o vice-ministro da agricultura da CPLP.

Proposta de acordo comercial

Assumindo o seu papel de coordenação de Secretariado no MSP-CONSAN-CPLP, a CAL propôs a criação de um acordo comercial no âmbito de produtos de qualidade diferenciada, nomeadamente a certificação de produtos de origem controlada e protegida, de produtos com referência à sua indicação geográfica.

Foi ainda apresentada a utilização de modelos de monitorização do impacto económico da segurança alimentar nos países lusófonos, como é o caso do SISMod. Todas estas propostas visam assim fortalecer a governança da segurança alimentar e nutricional de todo o espaço da CPLP.

O Mecanismo do Setor Privado do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional da CPLP (MSP-CONSAN-CPLP) pretende identificar e mobilizar a participação do sector privado, estimulando as pequenas e médias empresas mais representativas do espaço da CPLP, a apresentarem propostas que vão ao encontro das suas necessidades e ambições.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Governo reúne Comissão da Seca sobre gestão da água no Algarve

Partilhar              A Comissão Permanente de Prevenção, Monitorização e Acompanhamento dos Efeitos da Seca (CPPMAES), presidida pela …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.