O prémio “Melhor Jovem Agricultor Europeu” de 2018 foi hoje, 18 de Outubro, atribuído, no Parlamento Europeu, ao projecto do português Manuel Maria Costa Grave, com um investimento para instalação de amendoal super-intensivo numa exploração com cerca de 70 hectares, na zona de Portel.
Este prémio foi atribuído no âmbito do Congresso Europeu de Jovens Agricultores, do Parlamento Europeu, numa organização dos eurodeputados Nuno Melo e Esther Herranz, com o apoio do PPE e de 23 eurodeputados embaixadores, um de cada Estado-membro, com a co-organização da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) e da ASAJA, organização de agricultores espanhola.
“Um exemplo de uma nova geração de empresários agrícolas”
Segundo fonte institucional da CAP, Manuel Maria Grave é “um exemplo de uma nova geração de empresários agrícolas. Tem mestrado em Engenharia Agronómica e fez o seu percurso profissional em empresas de referência ligadas à produção. Mais recentemente apoiou a instalação de produções de frutos secos”.
O investimento envolve a instalação de um amendoal com uma densidade de 2.469 árvores por hectare, com as variedades Soleta e Lauranne, ajustadas ao modelo super-intensivo.
Este projecto tem na sua génese “uma grande preocupação ao nível ambiental e na gestão dos recursos hídricos”, realça a mesma fonte da CAP. Este investimento deverá originar diversos postos de trabalho na região e criação de valor para o sector.
O Congresso Europeu de Jovens Agricultores é patrocinado pelo Grupo do PPE no Parlamento Europeu e tem como objectivo promover o desenvolvimento rural, a agricultura europeia e testemunhar o papel fundamental dos jovens neste sector.
Pode rever o Congresso Europeu de Jovens Agricultores aqui.
Agricultura e Mar Actual
Prémio de melhor agricultor para culturas super-intensivas? O mundo está louco ou deixamos de perceber o significado de “agricultor” e de “alimento”?