O sector agro-alimentar português congrega quatro actores e cria o Portuguese AgroFood Cluster, reconhecido publicamente pelo Governo no passado dia 23 de Fevereiro.
Este reconhecimento foi atribuído no decorrer da sessão de apresentação do Programa Interface que contou com a presença do primeiro-ministro, António Costa, e dos ministros da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, do Planeamento e das Infra-estruturas, Pedro Marques, da Economia, Manuel Caldeira Cabral e da Agricultura Luís Capoulas Santos.
A PortugalFoods, a InovCluster, o AgroCluster e a PortugalFresh são as associações integrantes deste consórcio. O Cluster tem uma dimensão nacional, tendo a PortugalFoods como promotor líder, contando igualmente com a FIPA – Federação das Indústrias Portuguesas Agro-Alimentares a presidir o Conselho Estratégico.
O Portuguese AgroFood Cluster resulta de um contrato de consórcio em que todas as partes mantêm a sua identidade e figuras jurídicas, que de uma forma articulada concretizam as estratégias individuais, optimizando recursos e desenvolvendo um conjunto de pilares estratégicos para o sector. Os eixos estratégicos desenvolvem-se em torno da internacionalização, investigação & desenvolvimento tecnológico e inovação, comunicação, capacitação e empreendedorismo, materializando-se em projectos estruturantes de natureza colectiva e colaborativa. O seu funcionamento será estruturado por via de projectos dos diversos consortes (individuais ou em parceria) que corporizam uma estratégia única.
Lógica de proximidade
Actuando numa lógica de proximidade, as actividades do Cluster estão dirigidas e orientadas para os interesses e necessidades do tecido empresarial nacional, sendo alavancadas pelo conhecimento gerado nas Entidades do Sistema Científico.
“As entidades que integram o Portuguese AgroFood Cluster têm pautado a sua intervenção no sector por um elevado dinamismo na promoção dos produtos alimentares nacionais junto dos mercados externos, associando-se em prol de objectivos comuns para o sector, como é o caso do aumento das exportações da fileira agro-alimentar, com projecções de aumento em 16% até 2020”, refere um comunicado do Cluster.
O agro-alimentar português exportou 5,6 mil milhões de euros, o que representou 11,3% das exportações nacionais. O universo de empresas do Portuguese AgroFood Cluster foi responsável por um valor superior a mil milhões de euros e tem revelado um aumento consistente nos últimos anos.
Agricultura e Mar Actual