Início / Mar / Aquacultura / Portugal e Quénia analisam áreas de cooperação nos portos e indústria naval

Portugal e Quénia analisam áreas de cooperação nos portos e indústria naval

A ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, recebeu esta segunda-feira, 11 de Fevereiro, uma delegação do governo do Quénia, liderada pelo secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros, Macharia Kamau, e pelo secretário de Estado das Pescas, Aquacultura e Economia Azul, Micheni Ntiba.

Na reunião foram estudadas possíveis áreas de cooperação entre Portugal e Quénia nos vários sectores da Economia do Mar, tendo sido identificadas áreas prioritárias como os portos e transporte marítimo, pescas, indústria naval ou aquicultura.

Também no âmbito tecnológico foram avaliadas as diferentes oportunidades de cooperação, com a delegação queniana a “mostrar muito interesse nos sistemas em operação no nosso País, reconhecendo o seu potencial para o incremento da produtividade portuária, para a melhoria da segurança marítima ou para o aumento da vigilância nas suas águas”, afirma o Gabinete de Ana Paula Vitorino.

Visita ao IPMA

Na deslocação a Portugal, a delegação queniana tem ainda visitas agendadas ao IPMA – Instituto Português do Mar e da Atmosfera (que poderá vir a ser um parceiro de entidades quenianas em matéria de formação) e a uma estação de aquicultura de ostras em Setúbal, à qual se juntará o secretário de Estado das Pescas, José Apolinário.

A reunião desta segunda-feira surge depois da visita de Ana Paula Vitorino à capital queniana, Nairobi, no passado mês de Julho, na qual o governo queniano já tinha demonstrado um grande interesse em aprofundar relações com Portugal no âmbito dos assuntos do mar.

Portugal e Quénia já preparam Conferência dos Oceanos 2020 das Nações Unidas

Apesar de ainda não existir anúncio oficial da escolha de Portugal como palco do evento, Portugal e Quénia já preparam a co-organizarão da Conferência dos Oceanos 2020 das Nações Unidas. A reunião desta segunda-feira serviu também para analisar conjuntamente as grandes áreas onde poderá recair o foco deste evento.

De olhos já postos na Conferência dos Oceanos de 2020, a ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, admitiu que o objectivo passa por fazer conferência sobre os Oceanos diferente daquelas a que nos temos habituado. “Não queremos que seja apenas mais uma conferência sobre Oceanos, queremos ir mais além”, antecipou.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Francisco Morales substitui Javier Bernabéu na gerência da Sakata Seed Iberica

Partilhar              Javier Bernabéu, com mais de 40 anos de experiência profissional em melhoramento vegetal, sendo 30 …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.