Portugal tem aprovados cerca de 2.300 projectos, num investimento de 364 milhões de euros, no âmbito do FEAMP — Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas. Segundo a Autoridade de Gestão do Mar 2020, Portugal é dos Estados-membros com maior taxa de execução do FEAMP.
O Programa Operacional Mar 2020 superou, no final do mês de Abril, a fasquia dos 50% de compromisso, o que se traduz na atribuição de apoios ao sector superiores a metade da dotação global disponível no programa, liderando o ranking dos cinco países europeus que mais beneficiam deste tipo de apoios.
Acrescentam os responsáveis pelo Mar 2020 que, presentemente, encontram-se aprovados perto de 2.300 projectos, que perfazem um investimento superior a 364 milhões de euros, a que correspondem apoios públicos, já atribuídos, de mais de 269 milhões de euros e prevendo a criação de cerca de 780 postos de trabalho.
98 M€ já estão pagos
Os pedidos de pagamento liquidados ou validados ascendem a mais de 98 milhões de euros de despesa pública, o que corresponde a uma taxa de pagamentos de praticamente 21%.
“Estes números permitem que Portugal seja, neste momento, e de acordo com informação recentemente divulgada pela Comissão Europeia, um dos Estados-membros com maior taxa de compromisso e de execução de Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas”, ocupando “o primeiro lugar entre os cinco países que beneficiam de maior dotação desse fundo”, garante a Autoridade de Gestão do Mar 2020.
Agricultura e Mar Actual
Um comentário
Pingback Portugal é dos Estados-membros com maior taxa de execução do FEAMP | PONG-Pesca