O Porto de Setúbal reforça a oferta nos contentores passando a receber mais uma linha regular, a UK/IE – ESPT III da WEC Lines, agenciado pela Iberolinhas, com os navios Heinz Schepers (com capacidade para 1.036 TEU) e Anna G (509 TEU) e escalas quinzenais, ligando com este novo serviço Setúbal aos portos de Huelva, Leixões, Vigo, Liverpool e Dublin.
Este é o terceiro serviço do operador WEC no Porto de Setúbal, que oferece ainda as linhas regulares NWC – ESPT I (com escalas nos portos de Felixstowe, Moerdijk, Roterdão, Vigo, Leixões, Lisboa) e NWC – ESPT II (com escalas em Roterdão, Tilbury, Antuérpia, Vigo, Leixões e Sines), ambas com periodicidade semanal, e tendo afectos os navios Elite e Alana e WEC Mondriaan, WEC Vermeer e ARA Atlantis.
Transporte ro-ro
E adianta fonte da Administração do Porto de Setúbal que também no transporte ro-ro há uma reformulação da oferta, com a EML- Euro Marine Logistics, agenciada pela Portmar, a introduzir o Serviço de Linha Regular Iberia Express (substituindo a Scan-Baltic-NBT Trade), que se traduz no aumento da capacidade de carga dos navios e também numa nova escala no porto de Barcelona.
Com escalas semanais no Porto de Setúbal, servem esta linha os navios Aquarius Ace, World Spirit e Pegasus Ace (cada um com capacidade superior a 3.000 CEU), e integrando os portos de Sheerness, Grimsby, Tyne, Zeebrugge, Santander e Barcelona.
TEU e CEU
Refira-se que a TEU é a medida padrão unitária utilizada para calcular o volume de um contentor (unidade equivalente a 20 Pés (em inglês: Twenty-foot Equivalent Unit ou TEU).
Já a CEU e´a medida unitária que toma como base as dimensões de um carro ligeiro tomado como padrão, que é utilizada para medir a capacidade de carga dos navios Roll-on Roll-off (em inglês: Car Equivalent Unit ou CEU).
Agricultura e Mar Actual