O Porto de Setúbal realizou acções de formação sobre combate à poluição por hidrocarbonetos e outras substâncias perigosas, destinadas aos seus trabalhadores da área marítima, mestres, motoristas marítimos e marinheiros, visando dotá-los de ferramentas que permitam continuar a dar uma resposta eficaz à vigilância e combate à poluição do mar.
As acções de formação, de 21 horas cada, estiveram a cargo da Direcção do Combate à Poluição do Mar (Autoridade Marítima) e aconteceram no âmbito do Plano Mar Limpo, tendo sido divididas em duas partes, teórica e prática.
Plano Mar Limpo
A sessão teórica incidiu sobre o enquadramento internacional e nacional do tema, com especial enfoque no Plano Mar Limpo, conceitos, regras técnicas, métodos operacionais e de organização no combate à poluição do mar, explica fonte institucional do Porto de Setúbal.
Já a sessão prática centrou-se no Trem Naval que está dotado de equipamentos e materiais de combate à poluição, designadamente embarcações, barreiras, recuperadores, tanques e outros, em que o foco foi no conhecimento dos equipamentos, o seu manuseamento em caso de incidente ou acidente e respectiva manutenção.
Agricultura e Mar Actual