O Porto da Figueira da Foz, em pleno ano de pandemia, superou a marca dos dois milhões de toneladas neste ano que agora termina, crescendo 5% face a 2019, um desempenho que, no contexto actual, “lhe permite encarar o futuro com optimismo”, garante a administração daquela infra-estrutura portuária.
Em 2020, 472 navios escalaram o porto, representando mais 3% face a 2019, destacando-se a dimensão média dos navios, que atingiu a segunda melhor marca de sempre, com um crescimento de 2%, face a 2019, fixando-se nos 100 metros de comprimento médio.
“A resiliência da indústria que o porto serve tem sido notável, traduzindo-se num aumento das importações em 15%, face a 2019, fruto da dinâmica de toda a comunidade portuária da Figueira da Foz, nomeadamente dos seus carregadores, operadores portuários e agentes de navegação, sem esquecer todos os seus trabalhadores”, garante a mesma fonte.
Janela Única Logística
E acrescenta que o ano de 2020 foi também um marco para o Porto da Figueira da Foz, por ter sido o primeiro porto do continente a arrancar em pleno com a Janela Única Logística, o que aconteceu em Março, em plena crise pandémica.
Agricultura e Mar Actual