O movimento de mercadorias no Porto de Aveiro ultrapassou os cinco milhões de toneladas no ano de 2017, com o descarregamento de cloreto de vinilo no Terminal de Granéis Líquidos do navio Telma Kosan. Foi a primeira vez que tal volume foi atingido.
O crescimento registado, que já se cifra em 10% relativamente ao ano anterior, é alimentado por todos os terminais portuários.
Granéis sólidos: 50%
Os granéis sólidos representam 50% do total movimentado, enquanto os granéis líquidos e a carga geral repartem equitativamente o remanescente. Segundo o sentido do fluxo, as importações são já 2/3 do movimento, enquanto 1/3 corresponde a exportações.
Foi em 2014 que o porto ultrapassou, pela primeira vez, 4 milhões de toneladas, e agora, três anos volvidos, passou os 5 milhões de toneladas.
O Porto de Aveiro “demonstra estar à altura para responder às necessidades logísticas do tecido empresarial, através de um conjunto diversificado de empresas que oferecem soluções competitivas com uma componente de transporte marítimo”, refere fonte daquela infra-estrutura portuária.
Agricultura e Mar Actual