O IX Simpósio Internacional do Porco Mediterrânico vai decorrer de 3 a 5 de Novembro de 2016 na Escola Superior Tecnologia de Gestão de Portalegre. Trata-se do principal evento técnico e científico dedicado exclusivamente aos sistemas de produção e fileiras de suínos em regimes não intensivos.
O evento é organizado pelo Instituto Politécnico de Portalegre, a Escola Superior Agrária de Elvas e o Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas, da Universidade de Évora.
As inscrições podem ser feitas aqui e incluem o acesso às sessões científicas, documentação do congresso, resumos, pausa para café, almoço, jantar de encerramento, visita técnica e certificados. Programa aqui.
Segundo a organização, “pretende ser, como já aconteceu nas oito edições anteriores, um importante fórum de debate dos principais temas relacionados com a produção de porcos de raças autóctones dos países e regiões da bacia mediterrânica”.
Produtos tradicionais de alta qualidade
A importância crescente do interesse do consumidor pelos produtos tradicionais de alta qualidade, provenientes dos porcos autóctones, nomeadamente aqueles que possuem o selo de Produtos com Denominação de Origem atribuído pela União Europeia, tem levado a uma recuperação das raças locais de suínos em muitas regiões do Mediterrâneo. Por seu lado, a comercialização destes produtos tem uma importância fundamental para a economia das zonas rurais desfavorecidas de muitas regiões da Europa e um contributo expressivo nos rendimentos da agricultura familiar que importa preservar.
Finalmente, a carne de porco associada à Dieta Mediterrânica, declarada Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO, bem como o renascer das tradições associadas à criação de porcos autóctones para fins turísticos e ainda a fixação de “populações às zonas rurais com actividades agrícolas e pecuárias menos intensivas”, reforçam a necessidade de continuar a aumentar e melhorar os conhecimentos sobre as diferentes raças do porco mediterrânico.
Agricultura e Mar Actual