10 de Setembro de 1756. Criação da primeira região demarcada e regulamentada do mundo, o Douro Vinhateiro. 10 de Setembro de 2015, quinta-feira, segunda edição do Port Wine day. Passaram 259 anos e o Douro está mais vivo do que nunca. A segunda edição do Dia do Vinho do Porto arranca, com promoção do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto I.P. (IVDP).
Há um conjunto de acções dinamizadas no Porto e no Douro por empresas do sector, caves de Vinho do Porto, lojas, bares, restaurantes e museus que acontecem desde dia 3 e se prolongam até 13 de Setembro.
Haverá 11 dias de harmonizações gastronomia e Vinho do Porto, jantares vínicos, circuito caves, lojas com Porto e cocktails. Nos dias 10 e 11 de Setembro decorrerá o seminário internacional na Alfândega do Porto sobre o passado e o futuro do Douro e a estratégia no segmento de luxo. No dia 11, o simpósio a ter lugar no IVDP Porto discutirá o papel do vinho e das denominações de origem na economia.
O seminário na Alfândega conta com Roger Voss, editor na Europa da revista internacional “Wine Entusiast” e James Suckling, antigo editor na revista internacional Wine Spectator, com a sua perspectiva sobre o passado e o futuro do Douro. Para abordar o tema da internacionalização, este primeiro painel contará com Ana Teresa Lehmann, que actualmente lidera a InvestPorto.
Do segundo painel dedicado à temática do luxo, fazem parte Thierry Consigny, marketeer francês especializado em luxo e arte, Guta Moura Guedes, fundadora da Experimentadesign, e Joana Mendes que redigiu uma tese de mestrado sobre a estratégia de luxo para o Vinho do Porto.
Comissão europeia presente
O simpósio de dia 11, “O papel do vinho na economia”, conta com representantes da Comissão Europeia e do Parlamento Europeu, da Organização Internacional da Vinha e do Vinho, da Associação de Empresas do Vinho do Porto e outras entidades nacionais e internacionais ligadas ao vinho e à protecção das denominações de origem.
Também participarão representantes de duas das mais emblemáticas regiões vitivinícolas do mundo, Champagne e Napa Valley.
A Região Demarcada do Douro foi criada no dia 10 de Setembro de 1756 através do Alvará de Instituição da Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro.
Agricultura e Mar Actual