A Câmara Municipal de Ponte de Lima celebrou esta quarta-feira, 2 de Março, um protocolo de cooperação com a Associação Florestal do Lima, com o objectivo de manter as equipas dos Sapadores Florestais SF 04-111; SF 16-111 e SF 18-111, atribuindo uma verba total anual no valor de 100.500€ aos Sapadores Florestais.
“Consciente da necessidade em apostar na prevenção e protecção das áreas florestais, a Câmara Municipal apoia financeiramente a actividade destas equipas que promovem acções de prevenção, nomeadamente na limpeza de povoamento, roça de mato; manutenção e beneficiação da rede divisional; linhas de quebra-fogo e construção e beneficiação de infra-estruturas”, diz fonte da autarquia.
No período crítico dos incêndios florestais actuam nas acções de primeira intervenção, no rescaldo e na vigilância após o incêndio e efectivam o apoio ao combate como elementos de reconhecimento e orientação no terreno, junto das unidade de bombeiros empenhadas no teatro das operações.
Nas acções de vigilância, reforçam nos períodos de maior probabilidade de ocorrência de incêndios. Ao longo do ano participam em campanhas de sensibilização demonstrando as boas práticas na utilização do fogo.
Agricultura e Mar Actual