O Município de Ponte de Lima foi premiado, pela segunda vez, com o galardão Platinum Green Destinations Award (Destino Verde Platina), no seguimento da renovação da candidatura submetida pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) ao programa Green Destinations Awards.
O prémio será oficialmente entregue ao Alto Minho durante o evento Global Green Destinations Days, que irá decorrer em Setembro na Grécia, refere uma nota de imprensa da autarquia de Ponte de Lima.
“Este galardão reconhece a política de sustentabilidade e o trabalho das entidades do território rumo à sustentabilidade, bem como a excelência na gestão de destinos sustentáveis, que passa por aspectos como a conservação da natureza e do património, a gestão de resíduos, a energia e o clima”, refere a mesma nota.
Green Destinations Awards
O programa Green Destinations Awards certifica e promove destinos turísticos sustentáveis, a nível internacional, de acordo com critérios ambientais, culturais, económicos, sociais e de gestão. O reconhecimento de Ponte de Lima e do Alto Minho foi obtido “após um longo período de revisão de informação, iniciativas e projectos de forma a responder aos mais de 100 critérios e indicadores de sustentabilidade, divididos por seis temáticas (gestão do destino; natureza e paisagem; ambiente e clima; cultura e tradição; bem-estar social; negócios e hospitalidade)”.
Este galardão é, igualmente, “um reconhecimento dos esforços dos destinos na promoção da sustentabilidade turística do território”, realça a autarquia.
Neste processo não são medidos apenas aspectos visíveis e tangíveis, como o património natural, mas também políticas e planos de gestão que tenham em atenção os princípios do desenvolvimento sustentável.
O Alto Minho integra, desde 2018, a lista dos 100 melhores destinos sustentáveis do mundo no âmbito da iniciativa Top 100 Sustainable Destinations.
Agricultura e Mar