A PONG Pesca – Plataforma de Organizações Não Governamentais Portuguesas sobre a Pesca organiza o Seminário “PO MAR 2020: Uma ferramenta para a sustentabilidade das pescas”, que se realizará no dia 23 de Abril de 2016, pelas 14h30, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, em Vila Real.
Este seminário tem como objectivo proporcionar um espaço de reflexão sobre o anterior fundo Promar e debater potencialidades e limitações do novo fundo PO MAR 2020. Contará com vários oradores da área do mar e uma sessão de debate.
A entrada é gratuita com inscrição obrigatória através do e-mail vanessa.oliveira@spea.pt, indicando o nome, e-mail e entidade.
Ver programa provisório aqui.
A PONG Pesca tem como missão promover a exploração sustentável dos recursos pesqueiros em todas as suas vertentes, ecológica, social e económica, tendo em vista a conservação dos ecossistemas marinhos e também o desenvolvimento das comunidades ligadas a esta actividade.
O objectivo prioritário da PONG Pesca é constituir-se como um fórum de diálogo e trabalho entre as principais Organizações Não Governamentais (ONG) que desenvolvem trabalho sobre o meio marinho e costeiro em Portugal. Adicionalmente, a PONG Pesca pretende continuar a consolidar-se como um parceiro nacional de referência na discussão e reflexão sobre a Pesca, constituindo igualmente um ponto de contacto privilegiado entre as ONG que a constituem, as restantes partes interessadas nas pescas e no meio marinho e costeiro e a sociedade em geral.
Definindo como a principal área de interesse a exploração sustentável dos recursos pesqueiros, mas tendo em conta a necessidade de lidar com as pescas de forma integrada com as restantes actividades e impactos humanos nos ecossistemas marinhos e costeiros, definem-se como áreas de interesse adicionais da Plataforma:
– Estado do ambiente dos oceanos, mares e ambientes costeiros;
– Ameaças e assuntos emergentes relativos aos oceanos, mares e ambientes costeiros;
– Aquacultura;
– Exploração de recursos não vivos;
– Gestão integrada do meio marinho e costeiro;
– Educação, sensibilização ambiental e divulgação científica;
– Património, cidadania marítima e literacia do oceano.
Agricultura e Mar Actual