O Seminário “A Pequena Pesca: potencial para a sustentabilidade” é um evento organizado pela PONG-Pesca (Plataforma de Organizações Não Governamentais portuguesas sobre a pesca), plataforma da qual fazem parte oito ONG de ambiente a trabalhar em Portugal. O Seminário conta com a co-organização da Câmara Municipal de Sesimbra e da Mútua dos Pescadores e decorrerá nos próximos dias 29 e 30 de Junho 2016 em Sesimbra. São ainda parceiros do evento a Docapesca – Portos e Lotas, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a Rede Europeia das Zonas de Pesca (FARNET) e a Low Impact Fishers of Europe (LIFE).
Inscrições gratuitas mas obrigatórias através do email pong.pesca@gmail.com.
A pequena pesca foi desde o início uma das principais preocupações da PONG-Pesca, pois para além de ser muito representativa da realidade da pesca nacional, “possui um enorme potencial de sustentabilidade, tanto a nível ambiental, como económico e social”, dizem os responsáveis pela organização.
Num momento em que o novo Programa Operacional para o Mar – PO Mar 2020 – está a ser lançado, “pretendemos organizar um evento que permita informar todas as partes interessadas das oportunidades de financiamento disponíveis e iniciar o desenvolvimento de ideias e candidaturas”, acrescenta a PONG-Pesca. Para isso, associou-se a um conjunto de co-organizadores e parceiros bastante diversificado que “permitirão abordar de forma detalhada e efectiva vários temas importantes, como a comercialização, a diversificação de actividades, a investigação ligada à pequena pesca, o associativismo e a higiene e segurança no trabalho”.
Conservação do meio marinho
O referido evento visa a participação de todos os interessados na pequena pesca e na conservação do meio marinho, desde os pescadores e os seus representantes, responsáveis pela tutela, investigadores, empresários, autarcas, gabinetes de acção local, entre outros, e tem os seguintes objectivos principais:
1- Apresentar casos de sucesso nacionais e internacionais em diversas áreas, tais como projectos de valorização e inovação dos produtos da pesca, diversificação de actividades e parcerias entre pescadores e cientistas, entre outros.
2- Dar a conhecer o Fundo Europeu dos Assuntos Marinhos e das Pescas, PO Mar 2020 e outras ferramentas de financiamento, sobretudo no que toca às rubricas dedicados e disponíveis à pequena pesca.
3- Identificar e analisar os principais desafios de gestão sustentável da pequena pesca, delinear projectos passíveis de financiamento e contribuir para a criação de sinergias e parcerias entre os stakeholders da pequena pesca.
Mais informações aqui.
Agricultura e Mar Actual