O Projecto PME Líder, um estatuto de reconhecimento atribuído pelo IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação e pelo Turismo de Portugal, venceu o Galardão do European Enterprise Promotion Awards (EEPA) na categoria “Improving the Business Environment”.
O prémio foi entregue, no dia 24 de Novembro, ao presidente do IAPMEI e aos representantes do Turismo de Portugal e da Associação Portuguesa de Bancos, na Assembleia PME que decorreu em Bratislava.
A PME Líder é actualmente uma iniciativa do IAPMEI, em conjunto com o Turismo de Portugal e os principais bancos, que tem como objectivo distinguir empresas com perfis de desempenho superiores, conferindo-lhes notoriedade e criando-lhes condições optimizadas de financiamento para desenvolverem as suas estratégias de crescimento e de reforço da sua base competitiva.
De acordo com o presidente do IAPMEI, Miguel Cruz, “este reconhecimento da Comissão Europeia vem afirmar a qualidade, capacidade de inovação, competitividade e dinamismo dos projectos nacionais, neste caso o estatuto PME Líder, promovido pelo IAPMEI. Trata-se de uma iniciativa com um forte e demonstrado impacto no potencial de financiamento e crescimento das empresas portuguesas e é um projecto com potencial de replicação noutros países. Por isso, constitui uma boa prática inovadora”.
Para o Presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, “a marca Portugal só sai reforçada com este galardão. Esta distinção reconhece, igualmente, as empresas que têm sido distinguidas como PME Líder e Excelência do Turismo, dando-lhes motivos para estarem orgulhosas da sua performance e por favorecerem o crescimento, a criação de emprego e a sustentabilidade no que à indústria do turismo diz respeito”.
Iniciativa pioneira e inovadora
Este prémio reconhece o projecto como uma iniciativa pioneira e inovadora e, especialmente, como uma iniciativa com impacto no financiamento das empresas, no reconhecimento das PME e na melhoria do fluxo de informação no mercado.
Os EEPA contemplam seis categorias que distinguem iniciativas que contribuam ativamente para melhorar o desempenho das empresas e têm como principal objectivo premiar as boas práticas de promoção do empreendedorismo na Europa. Miguel Cruz salientou ainda que “para além do prémio deste ano, termos ganho vários prémios nas edições anteriores e, estarmos sempre no topo do conjunto de países com maior número de candidaturas, demonstra o dinamismo e o investimento que o País tem feito para promover a atividade empresarial além-fronteiras”.
As PME Líder que apresentam os melhores desempenhos são anualmente distinguidas com o Estatuto de PME Excelência, criando condições acrescidas de visibilidade para estas empresas de perfil superior.
Agricultura e Mar Actual