A campanha Alimente quem o Alimenta, uma iniciativa do Ministério da Agricultura, em parceria com os seus organismos, com a Federação Minha Terra, com os Grupos de Acção Local e os Municípios, ganhou outra dimensão e já tem uma plataforma online: www.alimentequemoalimenta.pt.
O objectivo é aproximar os produtores locais do consumidor, ajudando assim a escoar os produtos.
“Devido ao impacto da pandemia da Covid-19, reforçámos a aproximação do produtor com o consumidor, de forma a agilizar o escoamento dos produtos. Recorde-se que esta campanha pretende, acima de tudo, apelar a um consumo, responsável e consciente, de produtos locais, frescos, seguros e de qualidade e, simultaneamente, agradecer a todas e a todos que, diariamente, trabalham em prol do normal funcionamento do sector da agroalimentar e da respectiva cadeia de abastecimento”, explica uma nota de imprensa do Gabinete da Ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque.
A plataforma
Através da plataforma www.alimentequemoalimenta.pt, qualquer produtor, de forma simples e rápida, poderá efectuar o seu registo para, posteriormente, anunciar os seus produtos e cabazes disponíveis para encomenda/entrega (e condições associadas).
Por outro lado, qualquer consumidor, com conforto e segurança, poderá pesquisar por Concelho e produtos (biológicos ou não) e, desta forma, identificar os produtores da sua região e encomendar os seus produtos.
“Esta plataforma, que coloca a inovação ao serviço do sector, é um site tem como missão dar lugar a uma nova solução para todas e todos e está online a partir de hoje”, diz a mesma nota.
Agricultura e Mar Actual