Início / Agricultura / Plano do Parque da Peneda-Gerês arranca com financiamento de projectos para defesa da floresta

Plano do Parque da Peneda-Gerês arranca com financiamento de projectos para defesa da floresta

O aviso-convite através do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), no valor de dois milhões de euros, foi aberto na sequência da aprovação pelo Governo do Plano Piloto de Prevenção de Incêndios Florestais e Recuperação de Habitats Naturais.

Segundo o Executivo, esta verba vai possibilitar a concretização de quatro dos onze projectos definidos no Plano Piloto: o restauro da mata do Mezio (rearborização de quase 500 hectares de área florestal); o restauro da Mata do Ramiscal (reconstituição de habitats naturais perdidos e regulação do pastoreio); a concretização do Programa de Prevenção Estrutural e Conservação da Mata Nacional do Gerês, e ainda a conservação dos teixiais, espécie arbórea do Parque Nacional.

O aviso-convite é dirigido ao Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e representa 23% do valor total estimado para o Plano Piloto, sendo o valor total do investimento a realizar na Peneda-Gerês de 8,5 milhões de euros.

Reflorestação após incêndios

Aprovado na sequência dos incêndios do passado que atingiram esta área protegida, o Plano Piloto visa promover a reflorestação de áreas ardidas, a prevenção de incêndios através do ordenamento florestal, o reforço de equipamento e equipas do Corpo Nacional de Agentes Florestais, a conservação dos habitats naturais da Mata Nacional, a revitalização e regulação de sectores produtivos tradicionais e a promoção de acções de informação da população residente e dos agentes locais.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Indústrias de madeira e mobiliário debatem descarbonização e gestão da floresta em Congresso

Partilhar              O 8º Congresso das Indústrias de Madeira e Mobiliário, sob o mote “Um Rumo de …

Um comentário

  1. Grande projecto! Ofereço como voluntariado na reconstrução deste projecto entrando com algumas plantas endémicas da macaronésia produzido em Cabo Verde por exemplo Sideroxylon marginata-marmulano. Uma vez sendo uma planta muito adaptável as rochas igualmente ilustrada neste foto publicitativo.cordiais saudações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.