Início / Agricultura / Pinus TV apresenta “Estórias do pinhal- bravo: Escaladores do CENASEF”

Pinus TV apresenta “Estórias do pinhal- bravo: Escaladores do CENASEF”

O Centro Pinus — Associação para a Valorização da Floresta de Pinho revisitou o Pomar Clonal da Mata Nacional de Escaroupim e acompanhou a colheita de semente de pinheiro-bravo de categoria “qualificada” pelos Escaladores do CENASEF  — Centro Nacional de Sementes Florestais do ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.

António Manuel e José Fernando partilharam em entrevista as particularidades desta profissão ligada à floresta, “fisicamente exigente e envolta em rigor técnico”. Esta actividade ocorre habitualmente nos primeiros meses do ano, em vários pinhais do país, e é essencial pois permite disponibilizar semente a viveiristas e aos proprietários florestais para (re)arborizações de pinheiro-bravo, refere a Associação na sua rubrica Pinus TV.

A pinha colhida directamente na copa dos pinheiros é posteriormente processada, armazenada e comercializada nas instalações do CENASEF em Amarante.

O CENASEF é o Centro Nacional de Sementes Florestais (de Portugal) e único no País. É um serviço do Estado que dispõe de uma equipa de colheita de sementes florestais na árvore em pé.

Desempenha um papel fundamental na recolha, processamento e distribuição de sementes florestais em Portugal, sobretudo no que se refere a semente de coníferas.

O objectivo do CENASEF é disponibilizar em tempo útil aos viveiros do Estado, aos viveiristas privados e ao público em geral, sementes de 80 espécies florestais, em quantidade e qualidade, maioritariamente autóctones.

A espécie colhida em maior quantidade foi, desde sempre, a do pinheiro-bravo (Pinus pinaster) e esta tendência tem-se mantido.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Francisco Morales substitui Javier Bernabéu na gerência da Sakata Seed Iberica

Partilhar              Javier Bernabéu, com mais de 40 anos de experiência profissional em melhoramento vegetal, sendo 30 …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.