O Millennium bcp antecipa a previsão para o produto interno bruto (PIB) de Portugal do quarto trimestre de 2016, que será divulgado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) no próximo dia 14 de Fevereiro (terça-feira). E diz que a economia portuguesa deverá ter continuado a crescer “a bom ritmo no quarto trimestre, o que a confirmar-se significa um crescimento de 1,3% no cômputo de 2016, abaixo dos 1,6% de 2015”,
De acordo com “a nossa projecção, o PIB português deverá apresentar uma taxa de variação em cadeia de 0,5% no quarto trimestre de 2016, o que representa uma desaceleração face à expansão de 0,8% no período anterior. Em termos homólogos, espera-se uma melhoria do ritmo de expansão para 1,8%, ou seja 0,2 p.p. acima da taxa registada no terceiro trimestre”, diz José Maria Brandão de Brito.
Consumo privado a comandar
Esta projecção de robustez da taxa de crescimento em cadeia decorre da “expectativa de manutenção de um contributo substancial do consumo privado, bem como duma recuperação do investimento, uma vez que esperamos uma deterioração das exportações líquidas”, explica aquele analista do Millennium bcp.
Caso este cenário se verifique, o carry-over para 2017 será de 0,9%, ou seja, se o crescimento do PIB em cadeia for nulo nos quatro trimestres deste ano, a economia ainda assim expandir-se-á 0,9%.
Agricultura e Mar Actual