O Ministério da Agricultura e do Mar (MAM) vai antecipar os pagamentos das ajudas ligadas ao tomate e arroz já em Outubro.
Estes pagamentos, de 240 euros/hectare para o tomate e 194 euros/ha para o arroz, serão antecipados em dois meses.
Estes adiantamentos, vêm no seguimento da antecipação já anunciada aos pagamentos ligados para o leite, bem como para as vacas aleitantes e ovinos e caprinos.
Segundo o secretário de Estado da Agricultura, José Diogo Albuquerque. “trata-se de uma boa notícia, no ano de implementação da nova reforma da PAC. Foi um ano atípico, com muitas mudanças na PAC e com dificuldades que um primeiro ano de reforma sempre traz. Sabíamos que apesar do atraso nas regras comunitárias, se conseguíssemos abrir candidaturas cedo, poderíamos iniciar os controlos mais cedo e tirar os respectivos dividendos dessa aposta”.
O governante adianta que o facto de “termos sido dos primeiros países a abrir as candidaturas vai permitir o adiantamento de todos os pagamentos ligados e estamos a envidar todos os esforços para que, na medida do possível, assim os controlos o permitam, mais apoios sejam antecipados ou veiculados o mais atempadamente possível”.
O IFAP – Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas tem já publicado no seu site o calendário de pagamentos das medidas Pedido Único (PU) 2015.
Agricultura e Mar Actual