Início / Featured / Ocean Campus: 300 M€ para requalificar zona ribeirinha de Pedrouços à Cruz Quebrada

Ocean Campus: 300 M€ para requalificar zona ribeirinha de Pedrouços à Cruz Quebrada

A ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, apresentou esta segunda-feira, 22 de Julho, o “Ocean Campus Portugal”, projecto de requalificação urbana e ribeirinha de toda a área entre Pedrouços (Lisboa) e Cruz Quebrada (Oeiras) que prevê um investimento total de 300 milhões de euros (público e privado).

Este projecto, que abrange 64 hectares de área de intervenção, concretiza o “objectivo estratégico do Governo de posicionar Portugal como uma referência internacional nos domínios da ciência, da I&D e da tecnologia no que respeita às Ciências Marítimas e Marinhas e à Economia Azul, potenciando um cluster de desenvolvimento associado ao mar, através de uma rede de unidades de investigação, ensino e desenvolvimento tecnológico, cujo objectivo principal será gerar inovação e investigação qualificada e fornecer aos serviços que aqui se instalem as melhores condições para competir no mercado global”, realça fonte do Ministério liderado por Ana Paula Vitorino.

Fomentar o empreendedorismo

O Ocean Campus é um projecto que fomenta o empreendedorismo, tendo como objectivos: criar um Campus de ID&I internacional de actividades ligadas ao mar, recuperando um espaço de forte memória portuária, criando condições logísticas para o desenvolvimento da economia nacional, potenciando a economia azul; e agregar, sob a temática do mar, vários organismos, serviços e instituições públicas, pólos universitários, laboratórios de investigação, unidades âncora para desenvolvimento de novos modelos de relacionamento.

Por outro lado, pretende criar uma zona embrião de startups, salas de reuniões, auditório e zona de exposições, alojamento temporários para investigadores e postos de atracação de navios de investigação; requalificar uma zona de mais de 60 hectares no limiar da malha urbana de Lisboa e Oeiras e na linha de água da foz do Tejo, apostando-se na reabilitação da Doca de Pedrouços e dos armazéns da Docapesca; e criar uma rede de excelência de unidades de investigação, ensino e desenvolvimento tecnológico, gerando inovação e investigação qualificada, potenciando o conhecimento e economia azuis.

Investimento de 300 milhões até 2030

Do investimento total de 300 milhões de euros até 2030, 73% será investimento privado, 25% será investimento público-privado e 2% será investimento público, estimando-se uma receita anual na ordem dos 6,8 milhões de euros.

O projecto contempla três fases de implementação e prevê-se a sua conclusão em Dezembro de 2030. Numa primeira fase (até final de 2022) serão investidos 118 milhões de euros, com destaque para a Marina de Pedrouços (31 milhões de euros), espaço para instalação de empresas (21,2 milhões de euros), a criação de um Ocean Lab (20,7 milhões de euros), residências temporárias para investigadores e cientistas (18,4 milhões de euros), restauração (11,5 milhões), entre outros.

Centros de investigação

Numa segunda fase (2022-2026) serão investidos 152 milhões de euros, contemplando um hotel (38,4 milhões de euros), um espaço empresarial e para centros de investigação (36,8 milhões), a Marina do Jamor (30 milhões de euros), a Blue Business School (27 milhões de euros), assim como investimentos de 20 milhões de euros em terrapleno, arranjos exteriores ou acessibilidades.

Por fim, numa terceira fase (2026-2030) serão investidos 30 milhões de euros, igualmente em terrapleno, arranjos exteriores e acessibilidades.

Concurso da Marina de Pedrouços

No lançamento do Ocean Campus, que decorreu no edifício poente da Docapesca, em Pedrouços, foi igualmente lançado o concurso da Marina de Pedrouços e inaugurada a Ciclovia do Mar, dois projectos relevantes que integram o Ocean Campus, numa cerimónia que contou com as presenças do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, e o presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Francisco Morales substitui Javier Bernabéu na gerência da Sakata Seed Iberica

Partilhar              Javier Bernabéu, com mais de 40 anos de experiência profissional em melhoramento vegetal, sendo 30 …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.