Artigo de opinião de Rosa Moreira, Eng.ª Agrónoma, promotora do site A Cientista Agrícola
Actualmente, a população agrícola tem manifestado um maior interesse pela temática da agricultura digital,quer devido à evolução tecnológica que a agricultura actualmente atravessa bem como devido à constante actualização do saber e constante aposta na inovação tecnológica e investigação científica que se verifica na área da Engenharia Agronómica. Tal facto é acentuado com a crescente procura por parte dos agricultores e técnicos agrícolas por ferramentas que permitam uma agricultura de precisão (muito “na moda” actualmente) bem como por sistemas de produção agrícola conectados e baseados em conhecimento agronómico.
Que tecnologias usa a agricultura digital?
A agricultura digital usa tecnologias da Agricultura de Precisão e recorre também adicionalmente a redes inteligentes e ferramentas de gestão de dados.
Qual o objectivo da agricultura de precisão?
A agricultura de precisão tem como principal objectivo tirar partido de toda a informação disponível bem como conhecimento empírico, para conseguir dessa forma a automação de processos sustentáveis agrícolas.
- Melhoria dos processos de gestão agrícola
A agricultura digital permite um planeamento e gestão dos recursos humanos e agronómicos de forma mais eficaz com base em vários factores como medição do desempenho da exploração agrícola assim como uma gestão mais eficaz das culturas a ela associadas (rendimento, custos, lucros, etc). A informatização da agricultura permite efectuar uma gestão preditiva evitando futuros problemas que possam surgir de um acompanhamento agronómico menos atento.
- Tomada de decisão mais rápida
O AGRICULTOR DEVE TER UMA ATITUDE PREDITIVA E NÃO REACTIVA! Prever possíveis problemas na sua exploração agrícola, permite uma actuação na raiz do problema de forma mais eficaz, minimizando danos.
- Troca de dados/benchmarking
Se é agricultor ou técnico agrícola ou pretende ser, esqueça a ideia de guardar todas as informações só para si, isso só o prejudica, até porque “ninguém é uma ilha” e a trocas de dados e comparação dos resultados por cultura, regas, modo de produção utilizado, nutrição de plantas com outros colegas de profissão é benéfico para todos. A agricultura digital, através da informatização dos dados permite tudo isto, por isso, pode ser um caminho a seguir para a sua exploração se destacar.
- Optimização das operações e factores de produção agrícola
A agricultura digital através de por exemplo um software de gestão agrícola, permite um ajuste mais aperfeiçoado entre os factores de produção utilizados e o rendimento final da colheita.
Quais são as ferramentas utilizadas na agricultura digital?
São várias as ferramentas digitais que podem tornar a sua agricultura mais precisa, rentável e optimizada. Destaco as seguintes:
- IoT ( também conhecida em português por “Internet das coisas”)
A esta ferramenta digital estão associados os sensores bem como outro tipo de maquinaria inteligente que estão conectados em tempo real com a Internet, permitindo uma constante actualização e precisão da informação.
- Big data
Neste tipo de ferramentas de gestão digital pertencem grandes quantidades de dados sobre a exploração agrícola que permitem com uma maior facilidade identificar pontos críticos e dessa forma minimizar problemas.
- Inteligência artificial
A grande vantagem deste tipo de ferramentas possuem a grande vantagem de identificar de forma automática padrões de comportamento de certos factores agronómicos, mas também, e não menos importante, auxiliam na modelação de comportamentos agronómicos futuros.
- Detecção remota
Quem já não ouviu falar das maravilhas da detecção remota? Esta ferramenta digital permite a recolha da informação agronómica com maior relevância à distância(a vantagem desta ferramenta é o óbvio ganho de qualidade vida e de mais tempo para os seus hobbies, sem precisar de estar constantemente a deslocar-se aos terrenos onde está instalada a(s) sua(s) cultura(s)). A detecção remota permite com o recurso a equipamentos de monitorização montados em satélites ou drones, acompanhar a sua cultura de forma mais simples e tecnológica e “ganhar” mais tempo para si.
E então? Já ficou convencido(a) das vantagens da agricultura digital? É certo que nem todos nós dominamos as ferramentas informáticas de gestão agrícola, mas a boa notícia é que muitas destas plataformas são extremamente intuitivas e tem todo o acompanhamento técnico e informático necessário para que a gestão das suas culturas e exploração agrícola de forma digital seja cada vez mais o caminho a seguir.