Início / Agricultura / Novo regime: terrenos sem dono conhecido podem ser reclamados pelo Estado durante 15 anos

Novo regime: terrenos sem dono conhecido podem ser reclamados pelo Estado durante 15 anos

O Conselho de Ministros da Floresta, em Mafra, aprovou ontem, 25 de Outubro, um Decreto-Lei que regulamenta o processo de reconhecimento de terrenos sem dono conhecido.

Em conferência de imprensa do Conselho de Ministros, o ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira, afirmou que o diploma estabelece que, “no desconhecimento da propriedade de um determinado terreno, se inicie um processo conduzido pelo Instituto dos Registos e Notariado” e se “publicite a circunstância desse terreno”.

Terreno pode ser reclamado até 15 anos

O ministro afirmou ainda que a reclamação de direitos sobre este terreno deverá ser feita no prazo de 180 dias, após os quais o prédio poderá ser utilizado “a favor do Estado” sendo gerido pela empresa pública Florestgal, mas que, “nos 15 anos subsequentes, quem se arrogue de direitos sobre o terreno, poderá comprovar esses direitos e reclamar a restituição do mesmo”.

Este regime articula-se com a implementação do cadastro simplificado, relativamente ao qual o Governo fez um balanço positivo do projecto piloto em execução em dez municípios durante um ano, tendo decidido estender o regime a todo o território nacional.

Este é um passo muito importante “no conhecimento do nosso território e no melhor aproveitamento dos nossos recursos florestais”, concluiu Pedro Siza Vieira.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Francisco Morales substitui Javier Bernabéu na gerência da Sakata Seed Iberica

Partilhar              Javier Bernabéu, com mais de 40 anos de experiência profissional em melhoramento vegetal, sendo 30 …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.