O Novo Banco organiza em Faro o seminário “O Turismo como Pilar da Economia Nacional”, pelas 16h30 da próxima quinta-feira, dia 22 de Setembro, no Campus Gambelas da Universidade do Algarve.
O evento contará com a presença do ministro da Economia, Manuel Caldeira da Silva, e as intervenções do presidente da NERA – Associação Empresarial Região do Algarve, Vitor Cabrita Neto, e do presidente do Novo Banco, António Ramalho, além de uma mesa redonda com responsáveis de empresas do sector, do turismo de Portugal e da Universidade do Algarve.
Com o objectivo de “destacar a estratégia de sucesso que tem vindo a ser prosseguida no sector do turismo, com o envolvimento de todos os agentes (empresários, Estado e sector financeiro), e debater os desafios e oportunidades de crescimento futuro”, esta Conferência está integrada num ciclo de conferências que o Novo Banco vem realizando a nível nacional (já realizadas este ano em Aveiro, Leiria e Évora) visando “destacar os melhores exemplos de contribuição para a económica nacional em termos de exportação, investimento e criação de emprego e debater os desafios e oportunidades para as empresas portuguesas”, refere uma nota da instituição bancária.
6,3% do PIB
O turismo tem-se assumido como um importante pilar da económica nacional, representando já 6,3% do PIB nacional, mantendo uma forte dinâmica ao nível das receitas. É o maior sector exportador nacional, representando 45% das exportações de serviços e contribuindo positivamente para a redução do défice externo com um excedente comercial de 3.145 milhões de euros.
O investimento realizado pelos empresários do sector tem vindo a ser reconhecido, sendo exemplo disso exemplo a conquista de 23 prémios na World Travel Awards recentemente atribuídos ao Turismo nacional em diversas áreas que atestam a qualidade de um sector que se afirma como referência nacional.
“O Novo Banco assume-se como uma referência na banca de empresas e tem uma estratégia clara de apoio aos sectores mais estruturantes para a economia portuguesa”, realça a mesma nota.
Agricultura e Mar Actual