O Novo Banco celebrou um contrato de financiamento no valor de 15 milhões de euros com o Banco Europeu de Investimento (BEI), destinado a financiar investimentos que promovam a eficiência energética e hídrica, bem como a gestão de resíduos urbanos.
A participação do Novo Banco nesta iniciativa traduz-se na disponibilização aos seus clientes particulares de uma linha de crédito específica para este fim – a Linha NB BEI Casa Eficiente – no valor total de 30 milhões de euros (o dobro do montante acordado com o BEI), com condições financeiras preferenciais.
Linha NB BEI Casa Eficiente
A Linha NB BEI Casa Eficiente visa apoiar proprietários e arrendatários a realizar investimentos elegíveis tais como a aquisição e instalação de painéis solares, de electrodomésticos mais eficientes, de equipamentos que promovam a redução do consumo de água, de sistemas de iluminação e ventilação mais eficientes, de equipamentos que promovam o isolamento térmico, etc. através da concessão de financiamentos entre 5.000 e 50.000 euros, por prazos entre os 2 e os 20 anos.
A apresentação dos projectos de investimento por parte dos interessados deverá ser efectuada através do Portal Casa Eficiente.
Complementar produtos
Esta nova linha de financiamento vem complementar a disponibilização de produtos e serviços com preocupações ambientais no Novo Banco, como por exemplo a conta NB 18.31, a primeira conta totalmente neutra em carbono em Portugal, e o seu programa NB Environment, um programa interno implementado após um diagnóstico ambiental, com a finalidade de consolidar a gestão responsável e que tem como objectivo reduzir a pegada ambiental proveniente da actividade do banco.
Mais uma vez, o Novo Banco “assume um papel de destaque na disponibilização à economia portuguesa dos fundos provenientes do BEI, sendo de realçar o facto de se tratar da primeira vez que este tipo de apoios é estendido ao segmento de particulares”, refere fonte institucional do banco.
Agricultura e Mar Actual