As novas colheitas dos vinhos biológicos Esporão Colheita Tinto 2016 e do Esporão Colheita Branco 2017 chegam agora ao mercado. Lançados pela primeira vez no ano passado, estes vinhos da gama Esporão são produzidos exclusivamente com uvas biológicas cultivadas na Herdade.
O lançamento foi celebrado em dois eventos, um no Porto e outro em Lisboa. O Jardim Botânico do Porto e a estufa da Quinta das Pintoras, em Marvila, foram palco de dois jantares especiais preparados respectivamente pelos chefs Pedro Limão e Carlos Teixeira, tendo como tema o vinho do Esporão.
Num ambiente intimista, os enólogos David Baverstock e Sandra Alves apresentaram aos convidados a natureza singular destes vinhos, acompanhados por uma performance visual do ilustrador Nicolau.
Esporão Colheita Tinto 2016
O Esporão Colheita Tinto 2016, é um blend de castas Cabernet Sauvignon e Touriga Franca que lhe confere a predominância de aromas de fruta vermelha fresca com destaque para a ameixa e o mirtilo, envoltas em notas vegetais.
Na boca pressente-se a densidade e o corpo da Touriga Franca, apoiados na estrutura e acidez da Cabernet Sauvignon. O conjunto é cremoso e vibrante, com final persistente, mas elegante.
Esporão Colheita Branco 2017
Já no Esporão Colheita Branco 2017, um monocasta Antão Vaz, destacam-se o aspecto cristalino, as notas cítricas com laivos de fruta branca e alguma folha verde, a frescura, a textura cremosa e a complexidade. O final revela-se intenso e muito persistente.
Agricultura e Mar Actual