A Carmo France Agriculture, do grupo português da fileira florestal Carmo, vai ter uma nova sede em França. Será em Bordeaux e dentro de água, num verdadeiro centro de escritórios flutuante.
“Foi já há 3 anos que iniciámos a aventura de nos atrevermos a lançarmo-nos no estudo e desenvolvimento de um edifício de escritórios no centro de Bordéus e… flutuante”, diz uma nota do Grupo Carmo enviada à Agricultura e Mar Actual.
Com o crescimento das empresas Carmo France Agriculture e Carmo France Structures, em Bois, surgiu a necessidade do grupo encontrar um novo espaço de escritórios. Assim, desde logo “imaginámos uma estrutura em madeira flutuante, solução e projecto da Carmo”, diz a mesma nota.
Conhecendo o desenvolvimento que o presidente da Câmara de Bordéus , Alain Jupet, estava a planear para a zona dos “Bassins à Flot”, os responsáveis pela Carmo dirigiram-se ao Maire que “logo apadrinhou o nosso sonho”. O projecto está concluído e aprovado. Tem três andares. Prevê-se o início da construção do flutuador (barcaça) para Julho e a inauguração para o Verão de 2017, garante a mesma fonte da Carmo.
A Carmo, criada em 1982, é composta por um conjunto de 10 empresas, com sede em Portugal, e todo o processo de transformação, criação de produtos e desenvolvimento técnico é português. A Carmo oferece uma vasta gama de produtos no território nacional e além fronteiras, em sectores tão distintos como a agricultura, mundo equestre, construção, turismo, lazer, segurança e telecomunicações.
Fileira florestal
A Carmo exerce a sua actividade fundamentalmente na fileira florestal, complementando com produção de equipamentos em aço. Em particular, desenvolve soluções com base na madeira tratada industrialmente por vácuo e pressão, sendo já a maior empresa europeia em soluções de exterior e interior em produtos de madeira tratada, em número e volume.
A actividade industrial da empresa começou pela produção de madeiras, tratadas em autoclave, para agricultura e postes para linhas aéreas. Alargou-se a produtos como parques infantis, mobiliário rústico e urbano e ainda decks.
Mais tarde as estruturas de madeira com base na engenharia permitiram oferecer casas para habitação, escritórios, grandes estruturas de cobertura, pontes e outras soluções.
Recentemente, a empresa desenvolveu linhas modernas de mobiliário urbano e de jardim e vários equipamentos de landscaping.
A Carmo tem tem 4 unidades de produção em Portugal, duas em Oliveira de Frades, uma em Almeirim e outra em Pegões. Está presente com filiais do grupo em Espanha e França e tem capacidade para distribuir para praticamente qualquer lugar do Mundo.
Agricultura e Mar Actual